quarta-feira, 25 de abril de 2012

CULTO DO BEBÊ - Presente de Valor



     


DINÂMICA PARA “CULTO DO BEBÊ”

         Tema:   Presente de Valor


DINÂMICA :    O ENXOVAL DO BEBÊ  x  A ARMADURA DE DEUS
 Baseada em Efésios 6:13-18

Objetivo: Através da comparação de peças presenteadas as crianças com a armadura de Deus, falaremos sobre os presentes temporais e os presentes eternos. Qual é o presente de maior valor que podemos oferecer as crianças.

(Providenciar um Kit com fralda de pano, camisetinha, botinha de tricô ou meia, colete de lã, touca de lã, chocalho)

Início:
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. (VS. 13)
Nossos filhos enfrentarão dias difíceis, tempos difíceis. Como família e como Igreja, podemos e devemos presenteá-los com os ensinos sábios e valorosos da Palavra de Deus, para que possam enfrentar as adversidades e se manterem firmes!


1ª peça(fralda de pano): será trazida por uma irmã(ou irmão) que fará a leitura do Vs 14ª
“Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade,”

Todo soldado começava a vestir sua armadura cingindo os lombos com um peça de pano que o envolvia firmemente. Era a primeira peça. Esta fralda também nos lembra da primeira peça colocada no bebê. E esta primeira peça é associada a VERDADE. Ensinemos as crianças o caminho da Verdade!


2ª peça (Camisetinha): será trazida por alguém que fará a leitura do Vs 14b
“... e vestida a couraça da justiça;”
A segunda peça é associada a JUSTIÇA,  essa peça protege o coração. A justiça traz paz e tranqüilidade ao coração. Ensinemos as crianças  um caminho de justiça!


3ª peça (botas de lá ou meias): será trazida por alguém que fará a leitura do Vs 15
“E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;”

Esta terceira peça é associada aos que anunciam por onde andam o evangelho da paz, que promovem a paz e que proclamam Aquele que é a nossa paz. Paz que começa no interior do homem. Ensinemos os evangelho da paz e o caminho da paz para nossas crianças.


4ª peça: (colete de lã): será trazido por alguém que fará a leitura do Vs 16
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.”
Esta próxima peça, é associada ao escudo, o escudo da fé, peça que protege dos ataques do inimigo. É mais uma peça de proteção. E assim, nossa oração para que estas crianças cresçam fisicamente saudáveis, mas também cresçam na fé, confiando em Deus e em suas promessas, aprendendo a exercer a fé, sabendo que Aquele que está em nós é maior do que o que está no mundo. Deus é maior, e é Deus dos Impossíveis!


5ª peça (touca): será trazida por alguém que fará a leitura do Vs.17ª
Tomai também o capacete da salvação,”
Esta peça é associada a salvação!  Esta é também a nossa intercessão, para que  essas crianças cresçam e conheçam o Salvador Jesus Cristo. E que tenham suas mentes protegidas pela verdade da palavra de Deus que declara que somos salvos pela fé na graça de Deus. Sejam elas firmadas nesta graça! Esteja esta verdade em seus pensamentos e coração!


6ª peça (chocalho): será trazido por alguém que fará a leitura do Vs 17b
“... e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”
E com este ultimo objeto, queremos fazer menção da Palavra de Deus, chamada aqui por Paulo de “Espada do Espírito”.   Que estas crianças conheçam e aprendam a amar e obedecer a Palavra de Deus, guarde-na em seus corações, mas a tenham sempre em seus lábios. Saibam usá-la, assim como um soldado sabe manejar uma espada!

E FINALMENTE o último versículo:
“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,”


Nossa intercessão final, para algo também muito importante: Tenham essas crianças uma vida de oração, aprendam a orar, aprendam a acreditar na oração, orem sempre em todo o tempo e em todo lugar!
___________________________________________________________________

Rosiléia Flausino Dias Araujo  ( 2011 )